Ao visitar as interdisciplinas que fizeram parte deste curso, percebo a importância de voltar ao que escrevemos, porque esquecemos dos trabalhos e quando é registrado se torna vivo quando se relê e novamente me empolgando e também amadurecendo ideias. Destaco a interdisciplina de psicologia que abordou o conhecimento e a aprendizagem por Fernando Becker.
A aprendizagem vai depender do desenvolvimento de cada um, também da relação professor-aluno, entre os próprios alunos e na interação com outras pessoas. Assim sendo o professor é figura fundamental nesse processo, pois ele tem a oportunidade de incentivar e motivar o aluno na construção dessa aprendizagem, levando em conta o contexto social que a escola e o aluno estão inseridos.
A interdisciplina Fundamentos da Alfabetização me ajudou, através de Magda Soares, para o meu estágio quanto as práticas de letramento, quando lemos ou contamos histórias para as crianças, permitindo-lhes que manipulem os livrinhos. A experiência infantil de contato com os livros deve anteceder à idade escolar e a criança deve descobrir o prazer da leitura antes de aprender a ler e a escrever, que me inspirou para o meu trabalho de conclusão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Regina
Boa postagem, tens razao quando escrev que muitas vezes esquecemos e com a releitura lembramos, mas além da relembraça estas análises nos fazem perceber também onde podemos aprimorar ainda mais nossa prática escolar.
abraços
rosangela
Postar um comentário