terça-feira, 5 de maio de 2009

ARGUMENTAÇÃO





Ao argumentar a história do antropólogo francês, Claude Lee, em filosofia
defendendo a sua idéia de preservar a cultura de todos os povos e não interferir na crença do mesmo, comete um grave erro, pois mente dizendo-se "mensageiro dos deuses" e concordando com os nativos ao dizer que todos os homens branco o são. Respeitar uma cultura não significa aceitar tudo como é. Ele deveria ter se posicionado diante dos nativos, mesmo que isso significasse discordar das suas crenças. O antropólogo perdeu um ao oportunidade rica de aprendizado tanto para os nativos quanto para ele mesmo, pois o contraste entre culturas também gera aprendizagens.
Percebi que já sabia argumentar e avaliar as minhas idéias, foi muito interessante o debate no fórum tanto defendendo ou acusando o mesmo. Foi um exercício de conhecimento e adaptação dentro de nossa sala de aula com nossos alunos, que devemos ensinar coisas novas e incutir o espírito crítico sem desvalorizar as diferenças e culturas. Precisamos evidenciar nossa experiências.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Regina, com certeza o exercício de argumentação e sustentação de nossas ideias nos permite tomarmos consciência de nossas próprias crenças e pontos de vista. Abração, Sibicca