domingo, 24 de maio de 2009

MÉTODO CLÍNICO

Na aula presencial da Interdisciplina de Aprendizagem sob o Enfoque da Psicologia II, tivemos uma demonstração prática das testagens de Piaget com a participação de uma criança que é filha de uma das nossas colegas. O Método Clínico deve ser bem aplicado evitando a indução da criança para dar a resposta que queremos ouvir. este método leva a criança a manter a sua opinião em relação a situação proposta ou aceitar a nova aprendizagem proposta pelo desafio, isato dependerá do estádio de desenvolvimento ao qual esta se encontra. Também houve exemplificação de cooperação que ocorre quando há a participação de pessoas em uma mesma proposta e não necessariamente que uma deve concordar com a outra, mas há uma mudança ou análise dos pensamentos. Devemos sempre levar os nossos alunos a curiosidade e questionamento, levando ele próprio a produzir as suas respostas, por exemplo, evitar de dar respostas prontas e incentivá-lo a pensar.
Analisando também sobre a aprendizagem das pessoas em geral que é verdadeira quando há um desequilíbrio do saber, levando o indivíduo a analisar profundamente o que deseja conhecer ou o que tem dúvida.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Regina, nessa postagem falas sobre alguns aspectos do método clínico. Em determinado momento da postagem falas que "devemos sempre levar os nossos alunos a curiosidade e questionamento, levando ele próprio a produzir as suas respostas, por exemplo, evitar de dar respostas prontas e incentivá-lo a pensar. Como procuras fazer isso nas tuas aulas? Abração, Sibicca