segunda-feira, 15 de junho de 2009

ENSAIO DE ADORNO




Interessante o texto “A educação Após Auschwitz”, de Theodor Adorno, que trabalhamos em Filosofia da Educação.
O autor nos fala do medo de um novo Auschwitz.. Adorno nos mostra que a ideologia nazista era voltada para a valorização tecnológica, a massificação cultural, o não questionamento de seus líderes e onde o indivíduo deveria ser indiferente a dor e capaz de suportá-la, sendo assim o homem era “coisificado”. Assim fica mais fácil rotulá-lo, segregá-lo e após dizimá-lo, não havendo dor, nem remorso.
Hoje, aprendemos a filosofar. Nossos argumentos devem defender nossas idéias, não mais diante dos de outros, mas perante o mundo.
E nós, como educadores e membros ativos de uma sociedade democrática o que temos feito para que não surja um novo Auschwitz? Uma barbárie tão distante de nós, quanto o Apartheid de Adorno. A barbárie anda lado a lado com a civilização, e é preciso ser vigilante para que ela não retorne. Adorno nos propõe a solução pela educação.
Se professores e acadêmicos se calarem diante da triagem de seus alunos; bem, talvez o medo de Adorno seja mais real do que imaginamos.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Regina, interessante essa tua postagem, pois ao invés de propor ações que poderiam vir a minimizar a barbárie, destacas o perigo do professor calar-se frente a práticas educativas que também segregam e agridem. Abração, Sibicca