terça-feira, 30 de junho de 2009
O FILME: "ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”
Neste fim de semestre assistimos o filme "Entre os muros da escola” (produção francesa, dirigida por Laurent Cantet e vencedor Palma de Ouro, Cannes, 2008).
Nele vimos cenas do cotidiano escolar de uma escola : trabalho dos professores ,a turma ,a equipe diretiva ,conselho escolar,atividades e atitudes onde ora me colocava como professora e em outra como aluna,que serviu para uma auto-avaliação, a fim de analisarmos a situação do ensino no Brasil, pois percebemos muitas semelhanças com a nossa realidade.
È um bom filme que retrata a realidade educacional, com um cenário de escola, e sem romances,com um conteúdo riquíssimo que nos leva a profundas reflexões, e também serve como pauta para inúmeros estudos. Pois a visão que temos da educação nos países de primeiro mundo é a mais idealizada possível.
Este filme tem muito a ver com a nossa realidade: as diferenças de etnias e culturas,o descaso, os problemas didáticos, as reuniões e suas pautas,a falta de limites e também a discriminação.
Gostei muito da cena em que o professor quer muito a participação e interesse de seus alunos, fazendo uma atividade de auto-retrato, onde cada um pode relatar a seu modo sua vida em particular trazendo muitas espectativas e repercussões sobre este trabalho, fazendo-me repensar em atividades, leituras em sala de aula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário