quarta-feira, 9 de setembro de 2009
PEDAGOGIA DE COMÊNIO
COMÊNIO O 'PAI ' DA DIDÁTICA
João Amos Komensky, que se tornou mais conhecido pelo seu nome latinizado Comenius – que abrasileiramos em Comênio – nasceu em 1592, em Niwnitz, na Moravia.
Lendo sobre a pedagogia de Comênio pude perceber o quanto perceber o quanto as idéias deste autor são compatéveis com a pedagogia atual. Para ele o aluno é o ponto de partida de todo o processo de ensino e aparendizagem, diz que devemos respeitar as etapas de aprendizado de cada aluno, cuidando para que haja motivação e animação através de brincadeiras, músicas e conversas e conversas. es é
Comênio foi um dos primeiros a desenvolver livros didáticos para o ensino O mais famoso desses é o “Orbis pictus”.Na época da sua publicação, 1658, os livros de texto ilustrados de Comênio se tornaram uma novidade nas escolas da Europa para o ensino de Línguas e Ciências.
A preocupação com a forma de ensinar para que se tenha sucesso é antiga e já a
encontramos em um autor clássico, o "pai da Didática", Jan Amos Comênio (1592-1670)
origem checa, Comênio pertencia a uma comunidade religiosa, a Irmandade "Unitas Fratrum. Em função das guerras da época e das
perseguições religiosas, Comênio passou a maior parte da sua vida no exílio. Professor, pastor e bispo da sua comunidade religiosa, ele teve uma produção literária impressionante, em torno
de 150 trabalhos e livros, e ficou conhecido na Europa inteira. Inicialmente como professor de
latim, a língua franca da época, ele desenvolveu um novo sistema para ensinar língua
estrangeira. Outra obra importante foi seu livro didático, o "Orbis Sensualium Pictus"
(o mundo desenhado), no qual ele juntou gravuras, frases simples, sons e letras para a
alfabetização e frases em latim para que os alunos pudessem, com um único livro, aprender a
ler, escrever e conhecer o mundo a partir da visualização. Este livro foi utilizado nas escolas
por mais de 100 anos.
A grande obra pedagógica, porém, foi a "Didática Magna" (1657), inicialmente escrita
como "Didática checa", na qual ele desenvolveu suas idéias sobre o ensino.
Há quatro elementos importantes nesta obra de Comênio que podemos destacar:
O aluno - Comênio destaca a importância do aluno ao contrário de muitas teorias onde a capacidade e necessidades não são consideradas, o enfoque principal é o professor e os conteúdos.Não sobrecarregar o aluno, usar maneiras lúdicas alternando-os com a aprendizagem.
O ensino igual para todos - Educação igualitária para homens, mulheres e para todos os grupos sociais.
O realismo do ensino - O ensino deve iniciar a partir das experiências, dos sentidos e da percepção de cada aluno. Nãoapenas repetir conhecimentos abstratos.
Bom relacionamento entre professor aluno - Um ponto fundamental para a aprendizagem.
Esta obra de Comênio, não parece estar datada com mais de 300 anos, faz parte de nossas realidade em muitos conceitos, devemos ter que compreender que as questões reliosas presentes na obra pertinentes ao momento histórico da mesma.
DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. A metodologia tem história. In:
_______ (orgs.). Metodologia de Ensino em Foco: práticas e reflexões. Porto Alegre:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Querida Regina:
Quantas informações importantes estás trazendo sobre o Pai da Didática, Comênio, bem como constatações significativas.
Analisando a tua prática, especificamente, ou mesmo da escola onde trabalhas, que ideias do pensador se evidenciam no cotidiano? Imaginavas que essas concepções vinham de tanto tempo atrás? Fica o desafio para a reflexão.
Grande abraço.
Celi
Postar um comentário