terça-feira, 8 de dezembro de 2009

LETRAMENTO E PRÁTICAS NA ESCOLA



A partir da leitura do texto “Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola” (KLEIMAN, 2006), e do estudo da apresentação, por que a autora afirma que a escola, sendo a mais importante agência de letramento, não se preocupa com o letramento social e sim apenas com um tipo de letramento, o escolar?
Segundo a autora não há uma correspondência entre o que é ensinado na escola com o que é necessário para a interação social.
Na escola é ensinada a decodificação alfabética e numérica desarticulada de um sentido usual social.
A ascensão escolar se dá necessariamente com a apropriação mecânica da leitura, da escrita e dos cálculos. Se o aluno não estiver se apropriado destas habilidades não é promovido e não é visto como um sujeito inteligente.
Há professores que consideram inteligentes os alunos que aprendem com facilidade e muitos deles ainda não reconhecem como ação inteligente a capacidade dos alunos de raciocinar, planejar e resolver situações – problemas no dia a dia.
E é devido a esses profissionais que fazem da escola um lugar desinteressante, desmotivador e apenas um reprodutor de ações sem sentido, sendo dentro desse contexto que ocorre o letramento escolar.
Enquanto que, o letramento social se dá na sociedade, como faz referência os slides apresentados.
A escola deveria valorizar o sujeito não alfabetizado, mas que interage com a sociedade de forma alternativa que não seja a leitura e a escrita de códigos, sendo um sujeito letrado.
Na realidade o que vemos é um sujeito analfabeto sendo marginalizado pela sociedade dita alfabetizada e pela própria escola.
O indivíduo que consegue ler o mundo com outros olhos e não os da linguagem escrita e consegue compreendê-lo, tem que ser valorizado pela sua leitura de mundo e não excluído e marginalizado.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Regina!! Apontaste elementos muito importantes para pensarmos os elementos de práticas de letramento na escola. Procuras te embasar em algum ou alguns nas tuas propostas pedagógicas? Abração!!