segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

O MENINO SELVAGEM




Comparando a história do filme “’O Menino Selvagem”, com o que já foi estudado sobre os surdos percebi que ele não sabia comer, não sabia a serventia de objetos, não sabia principalmente se comunicar. Aos poucos Jean foi mostrando o mundo para Victor. Destaco como pontos principais desta educação os seguintes tópicos:

- O menino só aprendia aquilo que lhe trazia gosto e interesse.
de como sofriam as crianças surdas-mudas, ainda mais esta que foi abandonada e com a tentativa de suicídio.
Percebi que naquela instituição voltada para o ensino de surdos não havia nenhum tipo de tratamento clínico e psicopedagógico, onde consideraram esse menino inferior a um animal, “um idiota’. O professor Itard, sensibilizado pelo tratamento e acreditando poder ajudar mais o garoto, conseguiu a guarda do mesmo. Apesar do esforço dele, acredito que o mesmo não tinha o conhecimento adequado para melhor atendê-lo e mesmo do seu jeito foi treinando o menino pelas necessidades físicas que era o seu alimento, e se errasse era castigado.
Acredito que dessa forma ele estava testando seus conhecimentos cognitivos e suas percepções. Num dado momento, embora ele tivesse acertado a tarefa, o professor o castiga tentando identificar a sua sensibilidade, na qual o garoto reagiu, pois entendeu que não era merecedor daquele castigo. Ficando provado que o garoto estava tendo compreensão do que se passava a sua volta.
Mesmo o menino estar se adaptando a viver naquele ambiente, ele teve a necessidade de voltar ao seu habitat onde ficou por algum tempo, até pensei que ele não retornaria mais a “civilização”.
Segundo estudos realizados anteriormente sabemos que embora haja grande confusão e discussão em torno da aceitação ou não da Libras, ela é a língua das comunidades surdas e pode se considerar alguns pontos importantes como:
O desenvolvimento linguístico, cognitivo, afetivo, sociocultural e acadêmico não depende da audição, mas sim da aquisição e desenvolvimento da língua de sinais.

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