terça-feira, 4 de maio de 2010

PESQUISANDO A REALIDADE


Estudando em sala de aula o livro do didático, onde a história é do “Elefantinho que caiu no poço” percebe-se uma curiosidade dos alunos em conhecerem um poço, então pesquisei na redondeza onde havia um, pensando sempre que isso não é significativo, porém me surpreendi quando tive que modificar um pouco meu planejamento e levá-los até o local. Melhor ainda quando a dona da casa com seus 93 anos nos deu uma aula de experiências de vida que causou uma aprendizagem muito rica e diferente porque eles puderam perceber como é um poço . Pensava que eles tinham noção de como era esta coisa antiga e que no meu tempo a água era somente de poço . Até o nome da senhora foi grifante , eles já sabem escrever, Hilda, com H, um nome antigo, questões de muitos debates como também surgiu a questão da vacina contra a gripe, que ela acabara de tomar, foi satisfatória minha aula . Na concepção de Paulo Freire a educação como reflexão sobre a realidade existencial. Articular com essa realidade nas causas mais profundas dos acontecimentos vividos, procurando inserir sempre os fatos particulares na globalidade das ocorrências da situação.
Aprendizagem da leitura e da escrita equivale a uma releitura do mundo. Ele parte da visão de um mundo em aberto, isto é, a ser transformado em diversas direções pela ação dos homens.

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Regina!!! A partir dessas postagens, podemos perceber as atividades que estás realizando com os teus alunos. Sinto falta de ler sobre as aprendizagens da Regina... Por exemplo, falas que para levar os alunos para verem o poço, tiveste que modificar teu planejamento. O que aprendeste com esse processo? Abraços!!