Retomando as aprendizagens de abril de 2008 pude relembrar as atividades de matemática como também de ciências que foi de grande importância para meus alunos ontem e hoje nas suas aprendizagens.
Destaco o trabalho com os blocos lógicos, sempre que trabalho com meus alunos eles se encantam e tem prazer de aprender matemática. O importante está aí abaixo que quero deixar no meu blog para poder ler e trabalhar no meu trabalho, como também dar importância nos trabalhos com materiais concretos que antes não me permitia.
CLASSIFICAÇÃO é juntar por semelhanças e separar por diferenças.
O primeiro passo para a construção do número pela criança é auxiliá-la a perceber semelhanças e diferenças.O professor não deve dar critérios de seleção mas sim, orientar...assim -Dê um como este, -Dê um que combine com este...
SERIAÇÃO é ordenar diferenças. As atividades de seriação possibilitarão a construção da série, isto é, conduzirão a criança a aprender a ordenar conjuntos de objetos que apresentam, entre si, diferença constante.
OBSERVAÇÃO observar pode significar aprender. Então: precisamos deixar a criança a brincar da maneira que ela souber, só assim ela estará conhecendo o novo material. A criança necessita do manuseio de material diverso. As primeiras reações perante o material podem ser de: bater, empilhar derrubar, montar...
Percebi também o quanto é importante dar comentários aos trabalhos dos alunos, um incentivo a um elogio ou mesmo dizendo onde ele pode melhorar, por sentimentos nos trabalhos, ao fazer isso percebi que meus alunos não deixam de fazer o tema de casa, penso que é no início da aprendizagem que se incentiva para o futuro.
Relendo minhas postagens de 2008 percebi que no início não recebi nenhum comentário das postagens, agora relendo percebo que meus trabalhos poderiam ter sido vistos, para sentir se estavam certos, mas mesmo assim aprendi muito.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Regina!!!
como bem colocas o encantar os alunos faz toda diferença no processo de aprendizagem.
Vocè coloca alguma dicas, mas sempre tome o cuidado para não torná-las "receita de bolo", pois bem sabemos que o que funciona perfeitamente numa turma na outra é um desastre, por isto sempre bom ficar atento.
abraços
rosangela
Rosangela
Gostei de ler teus comentários.
Sendo assim estou mais segura e interessada em produzir mais, sabendo que alguém está vendo o que faço não apenas neste ambiente, mas na escola, na rua e na vida.
Um grande beijo
Regina.
Rosangela
Gostei de ler teus comentários.
Sendo assim estou mais segura e interessada em produzir mais, sabendo que alguém está vendo o que faço não apenas neste ambiente, mas na escola, na rua e na vida.
Um grande beijo
Regina.
Postar um comentário