No eixo 7 uma das Interdisciplinas mais emocionantes foi Educação de Jovens e Adultos -EJA, estudando sobre o texto “Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem”, de Marta Kohl de Oliveira, aborda a questão da construção do conhecimento pelos alunos respeitando suas especificidades e que por muito tempo não eram respeitadas no processo de aprendizagem.
Quando falamos de EJA temos a obrigação de refletirmos sobre a faixa etária dos alunos e também a questão cultural que os envolve.
O grupo de alunos chamados jovens e adultos agrupa uma homogeneidade quando inseridos na diversidade cultural essencial à sociedade contemporânea. O principal objetivo da Educação de Jovens e Adultos é: de auxiliar cada individuo a tornarem-se tudo aquilo que ele tem capacidade para ser.
Nos dias de hoje a alfabetização não visa somente à capacitação do aluno para o mercado de trabalho é também necessário que a escola desenvolva no aluno suas capacidades, em função de novos saberes que se produzem e que demande um novo tipo de profissional, que o educando obtenha uma formação indispensável para o exercício da cidadania.
Na Interdisciplina Didática, Planejamento e Avaliação,foi muito importante rever as atividades que fiz com os alunos, onde demonstrei o meu interesse no desenvolvimento da atividade aguçando a curiosidade dos alunos .
Aprendi também que o planejamento deve ser flexível porque quando abrimos espaço para que nossos alunos se tornem autônomos, criativos e críticos, também devemos flexibilizar a aula para que eles se tornem parte integrante aproveitando momentos de trocas ricas que possibilitarão questionamentos muito interessante.
Outra questão muito polêmica sempre foi a avaliação, percebi a importância de se avaliar o tempo todo, também sobre o olhar da evolução diária do aluno na apropriação do seu avanço.
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