terça-feira, 14 de dezembro de 2010

AVALIAÇÃO DO EIXO Vlll Final



Penso que todas as atividades realizadas durante o estágio foram importantes e contribuíram de alguma forma para o ensino e aprendizagem dos alunos e também para o crescimento dos mesmoss. Quero destacar que durante todo o trabalho desenvolvido eu procurei levar em conta a socialização da criança, percebi no decorrer do curso, a existência de um processo de aprendizagem para o reconhecimento de valores e expectativas grupais que proporcionam ao indivíduo uma maior capacidade para adaptar – se. A socialização consiste num processo de construção. Cada sujeito vivencia tal processo como único, o qual desenvolve – se tanto na família quanto na escola. Segundo Piaget:" o comportamento dos seres vivos não é inato, nem resultado de condicionamentos. Para ele o comportamento é construído numa interação entre o meio e o indivíduo. Esta teoria epistemológica (epistemo = conhecimento; e logia = estudo) é caracterizada como interacionista. A inteligência do indivíduo, como adaptação a situações novas, portanto, está relacionada com a complexidade desta interação do indivíduo com o meio. Em outras palavras, quanto mais complexa for esta interação, mais “inteligente” será o indivíduo. As teorias piagetianas abrem campo de estudo não somente para a psicologia do desenvolvimento, mas também para a sociologia e para a antropologia, além de permitir que os pedagogos tracem uma metodologia baseada em suas descobertas." ( BELLO, José ). Também procurei oportunizar muitos momentos de pesquisa, pois de acordo com Paulo Freire (1996, p. 32) “não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Também procurei propiciar muitos momentos lúdicos, pois acredito que favorecem a aprendizagem e tornam as aulas mais atraentes e interessantes. Através da ludicidade os alunos são capazes de explorar sua criatividade, melhorando sua conduta no processo ensino e aprendizagem e sua auto-estima.
Também considerando a proposta de Paulo Freire que desde a década de 1960, inspirou os principais programas de alfabetização e educação popular. O analfabetismo deixou de ser visto como a causa da pobreza e da marginalização de cidadãos e, rompendo paradigmas, passou a ser visto como resultado da situação da pobreza gerada pela sociedade. Paulo Freire criou, então, uma proposta de alfabetização que usufruía dos seus conhecimentos intrínsecos. A premissa básica era: “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”, visando, com isso, levar o educando a participar ativamente do processo de sua aprendizagem, antes mesmo de iniciar o aprendizado da escrita. Os materiais didáticos criados nessa época faziam referência à realidade de cada aluno, usando-a para desenvolver temas e o raciocínio crítico-construtivo.
Percebi a diferença de comportamento dos meus alunos, eles se mostraram mais motivados pois os assuntos trabalhados envolveram questões da sua realidade e vivências.
Passar pela experiência de ser estagiária depois de uma longa trajetória no magistério foi muito bom, pois como relata Paulo Freire: " Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender e diz ainda que somos seres históricos e inacabados. Com certeza estamos em constantes trocas de experiências e aprendizagens.
A partir da minha prática, percebi que é importante compreender a criança, como ela é, envolvendo sempre afeto, o prazer, o brincar, o movimento, a expressão oral e escrita, a música e a matemática. É muito importante ressaltar que o educador deve sempre respeitar o nível cognitivo, afetivo e motor que de cada aluno.
No meu estágio curricular puda através da teoria praticar em sala de aula refletindo e pesquisando, , um grande desafio que me fez amadurecer e transmitir melhores ensinamentos e mudanças aos meus alunos.

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