quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Paulo Freire... ele abastece as nossas emoções em educar.




Após ver o filme “A construção da leitura e da escrita do adulto na perspectiva freireana” pude sentir as emoções em ser educador, onde “o sonho, uma fórmula de todos lerem e escrever”
Suas falas me comovem e suas práticas são realmente um conhecimento de educação, que prepara seu aprendizado compreendendo criticamente o contexto em que está inserido.
Devemos preparar os alunos para a releitura para o discurso, a palavra e que aprendemos a vida toda, não há tempo de aprender.
Partindo de temas geradores devemos dar sentido a aprendizagens com a participação entre professor aluno,e todas as pessoas no processo ensino aprendizagem. Envolvendo: música, artes, desenhos, vídeos reproduções, teatro, lúdico em que todos tragam sua visão de mundo, construindo o seu conhecimento. É preocupante que professores da EJA, ainda tentam repetir o modelo fracassado da falta de dinâmicas nas aulas - reproduzindo, decorando e até fazendo provas!

Um comentário:

Simone Bicca Charczuk disse...

Oi Regina!! Nessa postagem resgatas alguns princípios da proposta freireana e tece algumas críticas a uma postura mais tradicional. Como poderíamos pensar a organização de uma proposta de aula e/ou avaliação a partir dos princípios de Freire? abração!!